Saturday, May 19, 2007

Economia



RESULTADOS ALCANÇADOS E PREVISÕES

O gráfico apresentado pretende mostrar a evolução da economia real medida em termos do Produto Interno Bruto (PIB). O PIB de um País representa a quantidade de bens e serviços produzidos internamente durante um determinado período, normalmente um ano. A medição em termos reais, traduz as quantidades produzidas mantendo os preços constantes. No caso de Angola é importante a analisar o crescimento da economia separando o sector petrolífero dos restantes sectores da economia.




Ao analisarmos o gráfico devemos salientar o seguinte: um forte crescimento do PIB petrolífero em 2002 e uma queda da produção deste sector em 2003, fundamentalmente motivada pelo encerramento ou esgotamento de poços de petróleo. Porém, a partir de 2003 o crescimento é acentuado. Por outro lado, no que diz respeito à economia não petrolífera (transportes, saúde, educação), assiste-se a um crescimento durante o período em análise (2002 a 2006) sendo de destacar o ano de 2006, onde pela primeira vez, a economia não petrolífera cresceu mais do que a economia petrolífera. Este resultado é sem dúvidas o fruto da paz alcançada em 2002.




PIP POR SECTOR ECONÓMICO E SOCIAL.

O Programa de Investimento Públicos PIP, assume em 2006 um valor de aproximadamente 6 mil milhões de USD resultado de uma forte aposta do Governo no relançamento da economia e na reconstrução do País. A análise do gráfico permite verificar a concretização dos objectivos gerais do Governo, priorizando a Educação, a Saúde, a Energia e Água, os Transportes, as Estradas e Pontes, Telecomunicações e Agricultura. Da leitura simples do Gráfico, pode-se inferir que a saúde e a educação não têm tanta prioridade como os restantes sectores. Porém, é necessário salientar que os valores dos Transportes incluem a reabilitação e re-equipamento dos Caminhos-de-ferro de Angola, investimentos de grande vulto e de valores elevados. De igual modo, a reabilitação de estradas ao longo de todo o País envolve grandes recursos monetários. O que é de salientar é o forte investimento nas infra-estruturas económicas e sociais que permitem a criação de condições para o investimento privado, o crescimento e desenvolvimento do país e a redução da pobreza.

No comments: